quinta-feira, 30 de maio de 2013

                                O castigo do japim.


   O japim é um lindo passarinho. Suas penas são pretas e amarelas. É também, chamado de xexéu e joão-conguinho. E, - Coisa curiosa! -, não tem canto próprio. Vive a imitar o canto dos outros pássaros. Os índios contam, sobre o japim, a seguinte história:
   Este passarinho vivia no céu, cantando para Tupã. Quando o chefe dos deuses queria dormir, chamava o japim e ele cantava até que o seu senhor dormisse. 
   Certa vez,  os índios ficaram muito tristes, por causa de uma peste terrível que havia atacado as tribos. Resolveram, então, implorar a Tupã que os levasse para o céu, onde não há doenças nem tristezas. É claro que não foram atendidos. Mas Tupã envio o japim á terra para os consolar.
   Com seu canto maravilhoso, o japim expulso a peste e fez desaparecer as tristezas dos índios. Estes voltaram ao trabalho e ficaram de novo tranquilos e felizes. Por isso, pediram a Tupã que lhes desse o japim. Desta vez, o chefe dos deuses os atendeu.
   O japim ficou, então, muito orgulhoso. Julgou-se o dono da floresta. E passou a imitar o canto dos outros pássaros por zombaria. Resolveram estes queixar-se a Tupã.
   O Deus dos índios mandou chamar o japim e censurou-o severamente. Mas o danado do passarinho não se emendou. E continuou a imitar o canto dos outros pássaros.
   Tupã  ficou indignado e disse para o japim:
- De hoje em diante, perderás o seu canto e só poderás imitar o canto das outras aves. Além disso todos os pássaros hão de te odiar e de te perseguir. 
   E foi o que aconteceu. O japim passou a ser atacado pelas outras aves, que lhe destruíram o ninho e os filhotes. Resolveu, então, o japim, pedir auxílio ás vespas. Estas ficaram com pena do pássaro e disseram:
- Não te aflijas, amigo japim. Farás sempre teu ninho perto de nossas casas, e coitado daquele que se atrever a destruí-lo. Nós os mataremos com nossas ferroadas.
   E, desde então, o japim constrói o seu ninho junto a casa das vespas. Ele perdeu seu canto, mas pode criar os seus filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário